Já Ouviu falar em Umectação Capilar?

2
Como fazer Umectação


Ei gente tudo bem com vocês ?

O post de hoje é um pouco grande, mas espero poder tirar todas as dúvidas que vocês têm com relação ao tema de hoje.

Hoje vou falar um pouco sobre Umectação, sei que já fiz um post explicando o básico, mas decidi fazer um explicando melhor, como funciona e para que serve, então vamos ao que interessa.

O que é Umectação ?

Umectação é tornar úmido, molhar ou seja Banho de óleo, Você pode usar 1 óleo ou fazer uma mistura de óleos e passar no cabelo, pode ser óleo comestível ou não (é gente óleo comestível mesmo rsrs, mas funciona).
Lembrando que só deve ser óleo vegetal puro, não óleo que se encontra em supermercado ou em loja de cosméticos, há não ser que esteja escrito 100% vegetal OK? por isso leiam bem os rótulos.

 Quem deve fazer?

A umectação serve para todos os tipos de cabelo, crespos, cacheados, ressecados, quimicamente tratados, resumindo, serve para todos os tipos de cabelo que precisam de NUTRIENTES, a umectação repõe os nutrientes necessários para os fios ficarem saudáveis, deixando o cabelo com muito brilho, sedoso maleável, hidratados, tratando as pontas duplas e pontas ressecadas. Além de repor a umidade natural dos cabelos, lembrando que tem que ser Óleo vegetal e não mineral.



Quais são os melhores óleos?
vai do que o seu cabelo precisa cada óleo tem sua função vejamos:

óleo de coco: Deixa o cabelo com uma maciez incrível, nutri e da brilho aos fios.
óleo de Abacate: é um óleo rico em vitaminas e garante hidratação e nutrição profunda aos fios. 
óleo de Rícino ( óleo de mamona): Cheira mau, mas encorpa os fios como nenhum outro, evita a caspa e revigora o couro cabeludo e estimula o crescimento se aplicado somente no couro cabeludo.

óleo de Jojoba: é uma cera muito rica em nutrientes que restauram e hidratam os fios, diminui a caspa e ajuda a crescer o cabelo pois desobstrui e remove as impurezas do couro cabeludo.


Aqui em baixo alguns exemplos de óleo vegetais:

e existem vários outros óleos como: óleo de semente de uva, amêndoas doces, de gergelim, óleo de germem  de trigo, óleo de argan, Ojon, azeite de oliva extra virgem ( funciona mesmo) da maciez, brilho e hidrata os fios.e também tem manteiga de cupuaçu, karite e outros.

óleo de amêndoas: Proporciona Brilho e recupera os fios danificados, Alem de deixa-los sem volume.

Mas Luh como funciona?

Você deve passar no cabelo para deixar ensebado bem molhado (encharcado), calma que não vai ficar pesado e nem ensebado quando lavar.

Deve ser aplicado com os cabelos limpos ou sujos secos ou molhados, você vai adaptar do seu jeito, o jeito que ficará melhor para você.

Como fazer?


Eu aplico no meu cabelo antes de lavar com shampoo, aplico e deixo agir por pelo menos 2h ou o máximo de tempo que der e depois lavo o cabelo normalmente com shampoo e  faço uma nutrição e por ultimo passo o condicionador e finalizo com um leavin ou protetor térmico.
(Faço a umectação com o cabelo sujo mesmo).

Também tem Umectação Noturna ou overnight, aplicar a noite antes de dormir e lavar os cabelos no dia seguinte.
(Fiz dos 2 jeitos e deram super certo), amei o resultado.

Onde encontro os óleos?
Facil de encontrar em lojas de produtos naturais, óleo de coco encontra em alguns super mercados na parte de óleos e azeites.
Massagear o couro cabeludo com movimentos circulares ativa a circulação e a oleosidade, estimula o crescimento. 

Qual a frequencia para fazer?
O recomendado é fazer á cada 15 dias ou 1 vez por semana se seu cabelo estiver muito ressecado. Mas vai depender muito do seu tipo de cabelo se ele é muito seco, liso etc.


Aplicar como se fosse uma Hidratação enluvando o cabelo ( movimentos de vai e vem).



Cabelos mais nutridos, lindos e saudáveis.

Exemplos de óleos minerais:
Geralmente vem assim e esse óleo para fazer umectação não é legal (eles vem escrito extrato vegetal, mas não é 100% puro), pois eles enseba os cabelos e só depois de duas lavagens com shampoo anti resíduos que sai, mais mesmo assim fica um pouco( sério eu cometi esse erro de usar óleo mineral achando que ia dar o mesmo efeito). E o interessante é que quando o óleo mineral entra nos fios ele mais atrapalha do que ajuda, pois não dá para fazer escova e nem chapinha (por que não pega).
Então risquem da sua lista esses óleos, há não ser que vocês usem para passar no corpo ai sim estão liberados haha...

vejam o antes e depois da minha Umectação:

Eu fiz com Azeite de oliva extra virgem.


 meu cabelo com chapinha e meu cabelo sem chapinha, mesmo com chapinha dá para perceber que o meu cabelo estava ressecado e olha a diferença.


Sério gente se não funcionasse eu seria a primeira a dizer, mas funciona e mesmo enxarcando o cabelo com óleo depois que lava com shampoo e condicionador ele não fica pesado e não fica oleoso. Apenas devolve a umidade natural dos fios, que geralmente quem tem cabelo CRESPO, CACHEADO E ONDULADO é meio dificil a oleosidade da raiz chegar até as pontas.

Nesse dia eu deixei o azeite no cabelo mais de 12 h, calma não tem problema nenhum eu apliquei a tarde e esqueci no cabelo e também me bateu aquela preguiçinha e decidi dormir com o azeite no cabelo, no dia seguinte molhei mais o cabelo com azeite e só lavei a tarde esperei secar e fui dormir.

E no dia seguinte:

Não fiz nada no meu cabelo, apenas amarrei e fui dormir e quando soltei estava com esses cachos lindos.( nem pente-ei o cabelo nesse dia), mais é claro para ocabelo ficar assim só com Umectação mesmo haha amei.


Fala sério gente meu cabelo ficou ou não ficou show de bola?

E óh essa foi apenas uma aplicação em, imagina fazer toda semana como não vai ficar, é o não é salva-vidas haha em LOVE COM AZEITE EXTRA VIRGEM.
se vocês querem ver como eu faço a minha umectação deixem seus comentários.

Espero que tenham gostado.
Obrigada.

Beijuus...
x_3bbd3205

2 comentários. Clique aqui:

  1. Super diferença! Ficou com muito mais vida!
    Eu costumo fazer umas duas vezes por semana, ou sempre antes de lavar dependendo do meu tempo.

    Mas adorei, post super completo!

    Beijos

    http://biologanadavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Mause

MAUSE